Administração de sistemas operacionais proprietários
Resumo. Este artigo descreve a importância do conceito e o funcionamento de vários recursos vinculados aos sistemas operacionais proprietários, que devem controlar eficientemente os recursos de hardware dos sistemas computacionais para que os demais programas (softwares) possam ser executados de forma correta e confiável, incluindo aqueles que permitem a interligação dos sistemas computacionais em rede, e de uma forma mais prática, a instalação do Windows Server 2003.
1. Introdução
O funcionamento do computador está além dos assuntos que abordados a seguir. No entanto, serão abordados os assuntos sobre discos, sistema de arquivos (que é a forma de organização de dados em algum meio de armazenamento de dados em massa, frequentemente feito em discos magnéticos) e particionamento (que é uma divisão do espaço de um disco rígido), razoavelmente técnico, de maneira não muito técnica. Enquadramos essas teorias e esses conceitos em um formato para que possam ser facilmente entendidos.
Será mencionada também a tecnologia RAID, que seriam dois ou mais discos trabalhando simultaneamente para um mesmo fim.
Por fim, será apresentado um roteiro para a instalação do Sistema Operacional Windows Server 2003, onde de forma bem intuitiva, será colocado em prática os conceitos entendidos nos assuntos abordados neste artigo.
2. Discos Rígidos
Discos rígidos estão presentes na grande maioria dos computadores pessoais e servidores. Um disco rígido permite o armazenamento persistente (não-volátil) de grandes volumes de dados com baixo custo e tempos de acesso razoáveis. Além disso, a leitura e escrita de dados em um disco rígido é mais simples e flexível que em outros meios, como fitas magnéticas ou discos óticos (CDs, DVDs). Por essas razões, eles são intensivamente utilizados em computadores para o armazenamento de arquivos do sistema operacional, das aplicações e dos dados dos usuários. Os discos