Contabilidade
Base legal
O conceito e aplicação do balanço patrimonial nas organizações, sofreu mudanças devido as reformulações diante a lei 11638/07 e também a Medida Provisória 449/08.
Características
Em terminologia mais comumente abordada no Brasil, temos o balanço patrimonial como uma demonstração contábil, econômica e financeira de um empreendimento, esta que é relacionada à determinada data, diretamente ligada à situação patrimonial.
É interessante destacar que o balanço, era conhecido como sendo o “Balanço Geral”, que a partir de mudanças na legislação, passou a ser conhecido como o termo amplamente utilizado: “Balanço Patrimonial”. Esta mudança teve como vantagem também a diferenciação entre o balanço financeiro, que é utilizado pelas entidades que não visam lucro.
Demonstrativo de resultados do exercício (DRE):
Base legal
O artigo 187 da Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976 (Lei das Sociedades por Ações), instituiu a Demonstração do Resultado do Exercício.
Características
De acordo com a legislação na forma vigente, as empresas devem adotar a demonstração do resultado do exercício na forma dedutiva ou vertical, cujas características são as seguintes:
Desta deduz-se o custo dos produtos vendidos, obtendo-se o lucro bruto.
Do lucro bruto são subtraídas as despesas operacionais, que, em geral, dividem-se em quatro grandes grupos:
· Despesas operacionais com vendas – representadas pelas comissões, fretes para entrega etc.
· Despesas gerais e administrativas – salários e encargos do pessoal administrativo, depreciações etc.
· Despesas financeiras – juros e variação monetária de empréstimos etc., deduzidas das receitas financeiras.
· Amortizações de despesas diferidas, obtendo-se o lucro operacional.
Somando-se ou subtraindo-se ao lucro operacional as receitas e despesas não operacionais, obtém-se o lucro antes do imposto de renda.
Desse valor, devemos deduzir o da provisão para imposto de renda obtendo,