Números Reais
Intervalos de números reais
Introdução
Este trabalho tem como objetivo, fazer uma síntese do conjunto dos números reais, analisar as formas de representação dos intervalos de números reais e demonstrar os conjuntos que a interseção e a reunião formam em dois intervalos.
Os números representam um papel vital não só na Matemática, como na ciência de um modo geral e na nossa vida diária. Vivemos cercados de números, de horários, de tabelas, de gráficos, de preços, de juros, de impostos, de velocidades, de distâncias, de temperaturas, de resultados de jogos… Vivemos rodeados de Matemática!
Então, foi criado o conjunto dos números reais, para precisar os cálculos, evitando reduções desnecessárias. Os números reais podem ser utilizados no cálculo das áreas de figuras, nomeadamente no cálculo da área da circunferência através do π.
Conjunto dos números reais
O conjunto dos números reais é uma expansão do conjunto dos números racionais que engloba não só os inteiros e os fracionários, positivos e negativos, mas também todos os números irracionais. Um número irracional é um número cuja dízima é infinita, não periódica. É um número que não pode ser representado na forma de fração de termos inteiros. Resumindo, os números reais é uma aglomeração de todos os números, exceto os complexos que englobam raízes de números negativos.
Reta Real
A reta real é uma representação gráfica do conjunto dos números reais.
Com a reta real é possível representar um número irracional, como √2, usando material de desenho comum como régua, esquadro e compasso.
A cada ponto da reta real corresponde um número real e a cada número real corresponde um ponto na reta real.
Intervalos de números reais
Intervalos de números reais são subconjuntos do conjunto dos números reais.
Estes intervalos podem ser representados de três formas: representação em compreensão, exemplo: {x ∈ R: -3 <x <2} , a representação em intervalo: [-1,2]. É importante salientar que os