104 350 1 PB
Carlos André Teixeira Gomes
Júlio César Virgínio da Costa
Os Jovens Contemporâneos e a Escola: entrevista com o sociólogo Juarez Dayrell
Em conversa com os professores Carlos André Teixeira Gomes e Júlio César Virgínio da
Costa, o sociólogo da educação Juarez Dayrell, especializado na temática da juventude, discutiu algumas questões referentes ao jovem atual e sua relação com a escola.
A entrevista começa com uma tentativa de delimitação e definição dos conceitos de juventude e de adolescência. Segundo o professor Dayrell, assim como as demais fases da vida, a juventude deve ser compreendida a partir de suas duas componentes: biológica e social. Outra questão destacada pelo sociólogo refere-se à dificuldade de se falar de uma juventude. O que se verifica são juventudes, jovens que vivenciam de formas diversas essa fase da vida. Quanto à adolescência, Dayrell afirma se tratar de uma categoria utilizada principalmente pela psicologia. Na Sociologia da Juventude, a adolescência costuma ser considerada como uma fase da juventude, como seu período inicial.
Apesar da diversidade existente entre os jovens, das inúmeras possibilidades de se vivenciar as juventudes, Dayrell aponta algumas características que parecem marcar os jovens contemporâneos. Segundo o entrevistado, a centralidade da sociabilidade, o envolvimento e participação em atividades artístico-culturais e a reversibilidade das escolhas podem ser apontados como elementos constitutivos do ser jovem atual.
E as escolas, estão preparadas para educar esses jovens contemporâneos? O que devem fazer as instituições educativas para torná-los sujeitos da sociedade atual? Essas são as questões centrais que norteiam o restante da conversa com professor Dayrell. Segundo ele, as instituições de socialização e, sobretudo, a escola, estão em crise. Com as inúmeras mudanças vivenciadas pela sociedade atual, devemos repensar as funções da