Números Complexos: História e sua difícil aceitação.
Curso de Especialização em Educação Matemática
THIAGO BEIRIGO LOPES
ROSANA LUCENA RIBEIRO
Números Complexos:
História e sua difícil aceitação.
Água Azul do Norte - Pará
2011
1
Thiago Beirigo Lopes
Rosana Lucena Ribeiro
Números Complexos:
História e sua difícil aceitação.
Artigo apresentado como requisito para obtenção do grau de Especialista em Educação
Matemática. ESEA Estudos e Estudos
Avançados.
Orientador: Dr.
Água Azul do Norte – PA
2011
2
INTRODUÇÃO
Este artigo visa organizar a ordem histórica do surgimento dos números complexos, no intuito de que os docentes possam informar aos seus alunos como operar com tais números, não como se fossem apenas símbolos matemáticos, mas como número que são, com os quais se chega a respostas reais de problemas.
Temos, por exemplo, a resolução de equações do 3º grau, pelo método de CardanoTartaglia, onde ao fazer a tentativa descobrir as soluções de uma dessas equações, eles se defrontarão com a raiz quadrada de um número negativo; mas, por uma análise prévia, descobrirão que a equação tem soluções, e este é o motivo para que continuem com essa resolução, desde que suponham a existência da raiz quadrada de um número negativo. Nas aplicações na geometria analítica também é um excelente recurso, como no, já clássico, “problema do tesouro”.
3
HISTÓRIA DOS NÚMEROS COMPLEXOS
Na matemática tudo tem uma base firme e sólida, não sendo um conteúdo simplesmente estudado por que alguém “inventou” algo, que na cena dos complexos, são os números a bi , e definiu suas operações de uma forma avulsa, sem nenhum sentido. A finalidade desse artigo é pesquisar sobre a história dos números complexos para se ter uma noção de como realmente foi sua origem, como e por quais motivos se deu sua evolução, fazendo assim uma base sólida que ajudará na aquisição de um conceito concreto de suas operações e aplicações.
1. A EVOLUÇÃO NUMÉRICA NA