A famíla e suas inter-relações com o desenvolvimento humano
Curso: Psicologia
Disciplina: Teorias em Psicologia do Desenvolvimento
Professora: Anaí Pena
Aluna: Kelly Cristina
Data: 17.05.12
Resumo
A Família e suas inter-relações com o desenvolvimento Humano
A psicologia da família é uma área que trata da relação que cada membro estabelece individualmente com os outros membros da família. Por ser uma área nova falta uma sistematização teórica e definição clara do seu campo de estudo. Fazer pesquisas com famílias é algo difícil pela complexidade que a envolve, é um sistema formado por subsistemas integrados e interdependentes; no qual há uma relação bidirecional e recíproca com o contexto sócio-histórico-cultural em que a família está inserida. O desenvolvimento humano não deixa de ser outro fenômeno complexo, a união desses dois temas ocorreu no ano de 1950 por Duvall em um Work shop interdisciplinar sobre casamento e família. Essa pesquisa caracteriza pela expansão as teoria sistêmica e inclusão da dimensão temporal no qual todos da família têm tarefas a serem cumpridas; investiga também os processos de continuidades e descontinuidades.
A VISÃO DA FAMÍLIA COMO SISTEMA COMPLEXO
A influência da teoria sistêmica em muito colaborou no sentido da compreensão de família como sistema complexo; de acordo com essa teoria os sistemas vivos são rígidos por princípios básico tais como: o sistema é um todo organizado, os padrões são circulares e na o lineares, pois há influência recíproca e bidirecionalidade entre os membros, os sistemas são abertos e complexos. A relação do grupo de forma geral tende a se regular pelo principio de retroalimentação. Nos sistemas existem regras, limites os quais facilitam a manutenção e a falta ou abertura dessa regras pode ocasionar uma patologia na família.
As etapas evolutivas do grupo familiar Algumas propostas servem para termos uma orientação da dinâmica e funcionamento das famílias, não