pedagogia
Fabíola Reis, Juliana Tavares, Valdirene Simões.
A permanente metamoforse, a heterogeniedade das conexões a fractalidade, o intrincamento interior/exterior, a proximidade topológica e o acentrismo constituem a teia básica a partir da qual a ideia de rede para a representação do conhecimento deve ser tecida.
Nilson José Machado
O mundo, pelo fato de passar por transformações, vive em constantes mudanças gerando complexidades em nosso cotidiano, para entendermos essas mudanças ocorridas é necessário realizações de pesquisas constantes.
Significado de complexo
É a qualidade do que é complexo, cercado, abarcado, compreendido, abrangido, intrincado, emaranhado. Segundo o censo comum complicado, incompreensível, difícil, confuso.
A complexidade esta precisamente na base da simplicidade, que seria reconhecida na aparência formal ou funcional dos sistemas e fenômenos; a complexidade seria a manifestação de sua essência.
A complexidade é a manifestação da essência da simplicidade. É necessário entender o assunto para deixar de ser complexo, pois a falta de informação gera complexidade.
Exemplo do computador, pode parecer um equipamento complicado , mas não é propriamente complexo, pois, para sê-lo, precisaria fazer escolhas múltiplas, interpretando mensagens contextuadas com grande quantidade de informação e agindo seletivamente, e não apenas limitar-se a escolhas binárias, codificadas em sequência lineares de instrução.
Quando olhamos para o computador a nossa visão é que ele é um sistema complexo, porém a complexidade esta em nós, pois ao olhar pela ótica do computador, que trabalha com o sistema binário, que consiste na combinação de 0 e 1, e não em pensamentos e raciocínios típico de complexidade cerebral, poderemos ver que a complexidade é humana e não no sistema do computador.
Três noções de complexidade:
1º Designa a dificuldade de um sistema mecânico programado realizar uma tarefa. (O sistema mecânico do relógio como um todo.