Resumo DeficiÊncia
Introdução
A teoria das organizações na tentativa de entender fenômenos complexos busca estudar a inclusão dos portadores de deficiência no mercado de trabalho e encontrar caminhos mais igualitários e menos dolorosos .Essa inclusão enfrenta resistências que são reflexo da discriminação dentro das próprias organizações,e da sociedade. A discriminação é existente na medida que leis são criadas para proteger os direitos. Negar trabalho aos portadores de deficiência é negar autorrealização.
Atualmente,várias empresas incentivam a diversidade,mas são as nossas construções sociais e visão de mundo determinam como nos comportaremos perante o diverso. O Brasil é uma sociedade plural,com várias identidades socials que não são estáveis ou fixas. A nossa sociedade é contraditória ,pois valoriza a diversidade,ao mesmo tempo,que limita “os diversos” à educação e recursos . Então,o artigo busca desenvolver o conceito de diversidade tendo em vista as minorias nas organizações,a identidade dos portadores de deficiência,as relações de poder e a deficiência.
Diversidade: Conceitos e dimensões
Diversidade é um misto de pessoas com várias identidades grupais ,em um mesmo sistema social.
É o contrário de semelhança.
É produto do processo histórico de classificação que distingue pessoas,grupos e sociedades baseado em padrões de interpretação.
A diversidade funcional aumenta as redes sociais e traz vários olhares que ajudam na troca de informações.
Uma barreira à diversidade é a difícil adaptação ao grupo heterogêneo.
Diversidade a partir da identidade social: Processo social dinâmico ,realizado de forma coletiva, fruto da interação entre mecanismo psicológicos e fatores sociais. A teoria da identidade social assume que os indivíduos tendem a classificar a si mesmos em categorias.,que influenciam a autoidentidade e consequente afiliação do indivíduo a um grupo.Tal teoria compreende a diversidade e a interação entre mecanismo