Resumo e análise: Quantas Pessoas tem Deficiência
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
ERGONOMIA
Resumo do texto “Quantas pessoas têm deficiência?”.
Para sanar uma dúvida recorrente de órgãos governamentais, instituições especializadas, associações, conselhos e coordenadorias referentes a pessoas com deficiência, a Rehabilitation International – uma rede mundial de pessoas com deficiência, provedores de serviços e órgãos governamentais destinados a melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência- realizou 1969 uma análise completa sobre a incidência de deficiência no mundo. A partir dai pode-se ter uma resposta para a pergunta, “quantas pessoas deficientes têm no mundo?”, que segundo as análises da Rehabilitation Iternational é “uma pessoa em cada 10”.
Essa proporção foi aceita e comprovada posteriormente por vários outros órgãos e instituições, como no inicio da década de 70, onde a Organização Mundial da Saúde realizou estudos que confirmaram os números e fez um projeção que no ano 2000 a população mundial seria de 6 bilhões de habitantes e desse total cerca de 600 milhões seriam deficientes (10%). A ONU e vários municípios também realizaram pesquisas sobre a quantidade de pessoas com deficiência, todos os resultados estatísticos giravam em torno dos 10%, confirmando e tonando um dado confiável a estimativa, então, mundialmente aceita.
A Rehabilitation International em um estudo especial descobriu que, também, uma em cada 10 crianças no mundo, nasce ou adquire um impedimento físico, metal ou sensorial (dado aceito e utilizado pela UNICEF), onde 80% delas vivem nos países mais pobres, cujos recursos de reabilitação física e social são os mais escassos.
Em 1985, um grupo de peritos internacionais, reunidos no evento Deficiência: Conceitos, Definições e Dados, concluíram que a fórmula deve ser aceita porém deve-se ter consciência que ela não seja correta para todas as comunidades e situações, sabendo que essa proporção pode ser maior em regiões de conflito