Resumo: inserção e gestão do trabalho de pessoas com deficiência: um estudo de caso.
O artigo ao qual é falado discorre de várias entrevistas feitas em uma empresa onde há vários funcionários com algum tipo de deficiência. O mesmo retrata da caracterização relevante dos estudos organizacionais, pois na gestão da diversidade na prática vista gerenciada dentro da organização, pode ser dividida em duas variáveis: dos grupos atingidos e os efeitos na empresa. Os grupos atingidos estão inclusos a minoria e os discriminados, e as mudanças provocadas na empresa, decorrentes de pressões externas na mesma, já na gestão da diversidade, os atingidos são de diferentes identidades, pois passa a ser vista como vantagem competitiva.
Nessa gestão de diversidade tendo como foco pessoas com deficiência, os estudos mostram três dificuldades na inserção e gestão no trabalho que são as formas como os gestores veem a deficiência, as adequações das condições e práticas no trabalho e por último a necessidade de avaliação na satisfação das pessoas com deficiência inseridas no mercado de trabalho.
Pesquisas analisadas mostram a dificuldade de pessoas com deficiência se inserir no mercado, por falta de conhecimento das pessoas, em acharem que elas não são capazes de realizar algo, muitas vezes por pura discriminação, pois acham que elas não têm capacidade de serem inseridas no mercado, existindo assim também a falta de preparo do mundo para a receberem, devido às adaptações que o ambiente de trabalho deve sofrer.
Portanto, fica claro que o objetivo da pesquisa foi analisar as formas de como a deficiência é vista, através dos gestores, a adequação do ambiente, a satisfação das pessoas com deficiência inserida no campo trabalhista e por fim, a qualidade de vida dessas pessoas.
Desenvolvimento
A deficiência são modos de pensamentos construídos ao longo da história, que significa a alteração completa ou parcial de um ou mais segmento do corpo humano, podendo acarretar o comprometimento da função física, auditiva ou visual, podendo trazer para a pessoa