Número de Oxidação
DEFINIÇÃO:
Número de Oxidação (Nox ) é a carga real que o elemento adquire ao fazer uma ligação iônica ou o caráter parcial que ele adquire ao fazer uma ligação covalente.
Antes de prosseguirmos no estudo do (Nox), vejamos um conceito fundamental ligado às transferências de elétrons entre átomos.
O conceito de eletronegatividade
Átomos dos diversos elementos químicos apresentam diferentes tendências para atrair elétrons.
Denomina-se eletronegatividade a tendência q ue o átomo de um determinado elemento aprsenta para atrair elétrons, num contexto em que se acha ligado a outro (s) átomo (s). Embora essa atração se dê sobre todo o ambiente eletrônico que circunda o núcleo do átomo, é de particular interesse a atração que ele exerce sobre os életrons envolvidos na ligação química. Há várias décadas os químicos se preocupam em estabelecer escalas numéricas para expressar a eletronegatividade. Entre as muitas escalas existentes, a mais conhecida é a que foi elaborada pelo químico norte-americano Linus Pauling, que aprece na tabela a seguir:
A partir dessses valores podemos construir uma fila com alguns dos elementos que aparecem frequentemente no estudo da Química:
Sentido crescente de eletronegatividade
Alguns autores utilizam a palavra eletropositividade para se referir ao posto de eletronegatividade. Assim, podemos dizer que ter alta eletronegatividade significa ter baixa eletropositividade, e vice-versa.
-> Nox:
Para os compostos iônicos, o Número de Oxidação (Nox) representa a própria carga que o íon adquire ao realizar a ligação iônica. Por exemplo, o cloreto de sódio é um composto iônico, formado quando o sódio perde um elétron para o cloro; assim, o sódio se torna um cátion com carga elétrica de +1, e o cloro um ânion com carga -1. Esses valores constituem seus respectivos Nox.
No entanto, os compostos moleculares não perdem nem recebem elétrons, portanto, o seu Nox é