Nós vicios
Filho do renomado médico sanitarista Carlos Chagas e Íris Lobo Chagas, ambos originários de Minas Gerais. Cursou no Rio de Janeiro o Colégio Resende e depois prestou exames preparatórios no Colégio Pedro II. Matriculou-se na Faculdade de Medicina da atual Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1926. No segundo ano, começou a trabalhar no Hospital São Francisco e no Instituto de Manguinhos.
Casou-se com Ana Leopoldina de Melo Franco, filha de Afrânio de Melo Franco e de sua esposa Sílvia Alvim, sendo, portanto, irmã de Afonso Arinos de Melo Franco (1905-1990) e concunhado de José Tomás Nabuco, que era casado com Maria do Carmo de Melo Franco.
Findado o curso em 1931, recebeu a Medalha Antônia Chaves Brechona des Essarts, concedida ao alunos que obtiveram as melhores notas no decurso da faculdade. A seguir, passou o ano de 1932 dirigindo o Hospital de Lassance, mantido pelo Instituto de Manguinhos, na terra onde seu pai, Carlos Chagas, descobriu a doença de que leva o seu nome. Em 1935, casou-se com Anna Leopoldina de Mello Franco, com quem teve quatro filhas.
Encaminhou-se para as carreiras básicas de Medicina Biológica, tendo trabalhado com Costa Cruz, Miguel Osório de Almeida e Carneiro Felipe que provavelmente foi o mestre em ciências que mais o influenciou. Um ano após sua formatura, prestou concurso para a docência-livre de física biológica e passou a Assistente desta cadeira na Faculdade de Medicina. Com a morte do Prof. Lafayette Rodrigues Pereira, vagou-se a cátedra de Física Biológica e Chagas se apresentou ao concurso, do qual participaram 6 candidatos; tendo vencido as provas, assumiu o cargo de Professor Titular.
Com recursos próprios, decidiu viajar à Europa, onde trabalhou com René Wurmser e Alfred Fessard em Paris e