Fichamento a intervenção arquitetonica em obras existentes
[...] Todas as obras pelo homem estão sujeitas ao desgaste continuo e inevitável. Este se dá tanto pela ação do meio ambiente como pelo seu próprio uso e consiste num desgaste físico, funcional e até mesmo estético, [...]. (Pag. 265)
O processo de tombamento requer uma série de condicionantes que, quase sempre, tem fundo econômico, uma vez que a classificação dos bens a serem reservados é essencialmente de cunho financeiro, [...]. (Pag. 265)
Muitas transformações agem sobre uma edificação em decorrência de causas naturais de ação lenta, [...]. (Pag. 266) A restauração consiste em recuperar uma obra, [...] fazendo uma “rever-são" ao estado original - o que pressupõe uma reconstituição histórica - ou fazendo uma "intervenção" da obra em si, respeitando, entretanto seu caráter, função e forma. Segundo AZEVEDO (1987), a recuperação é uma intervenção destinada a eliminar a obsolescência física [...] evitando sua disfunção, abandono e, consequentemente, destruição. (Pag. 266)
A revitalização consiste na reestruturação de um conjunto urbanístico ou obra arquitetônica, [...] revitalizar - dar nova vida -ou reabilitar - dar nova habilidade - a determinada obra que se encontra em deterioração ou mesmo desuso. Para tanto, permite-se reformular componentes - elementos constituintes -, associar novas funções e acrescentar intenções ao projeto, desde que se mantenha total ou parcialmente o caráter original. (Pag. 267)
Reestruturar é reorganizar a estrutura básica, tornando explícitas antigas relações e criando novas que se adaptam harmonicamente ou se rivalizam com as anteriores. (Pag. 267)
É iniciar um novo ciclo de utilização da obra, o que pode ser feito não só com a mudança de função da mesma como da sua forma e até caráter. Vai desde a modernização da aparência até o aproveitamento do valor econômico, cenográfico e sentimental da obra arquitetônica. A reciclagem é uma prática que tomou impulso