Fichamento sobre Arquitetura, natureza e espaço construído. Uma nova agenda para a arquitetura: antologia teórica (1965- 1995) 2ª ed.rev., 2008 – NESBITT Kate.

1384 palavras 6 páginas
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Universidade Federal de Juiz de Fora
Disciplina: Teoria III
Aluna: Alexandra Pereira
Fichamento sobre Arquitetura, natureza e espaço construído. Uma nova agenda para a arquitetura: antologia teórica (1965- 1995) 2ª ed.rev., 2008 – NESBITT Kate.
Texto base A: Por novos horizontes na arquitetura – ANDO Tadao p.493
Texto base B: Negação e reconciliação – ABRAHAM Raimund p. 498
Arquitetura, natureza e espaço construído.
Nascido em Osaka em 1941, Tadao Ando constitui um caso incomum, por ser um autodidata no domínio da Arquitetura. Vencedor de vários prêmios dentre eles o Premio Pritzker em 1995, Tadao Ando é um dos arquitetos mais respeitados do mundo. Ele herda o concreto armado da técnica moderna de construção e o adota como material dominante de suas obras juntamente com a madeira e outros materiais vegetais da arquitetura tradicional japonesa. Em seu discurso na cerimônia de entrega do PritzkerPrize de 1996, pôde afirmar orgulhosamente que nenhum de seus edifícios foi danificado pelo terremoto devastador que atingiu a região de Kobe, no ano anterior.
Raimund Abraham nasceu em 23 de julho de 1933 em Tirol e morreu em um acidente de carro no dia 4 de março de 2010 em Los Angeles, era um arquiteto austríaco e um artista de conceito, foi professor do Instituto de Arquitetura do sul da Califórnia.
Estes textos nos fala sobre a visão de dois arquitetos sobre a arquitetura, natureza e o espaço construído, no texto de Tadao o título do seu artigo faz uma homenagem ao famoso manifesto de Le Corbusier. O autor sugere a necessidade de um desenvolvimento através e além do modernismo que somente poderá ser realizado por meio de uma ação crítica, pois ele reconhece que a arquitetura cria uma nova paisagem e por isso tem a responsabilidade de ressaltar as características particulares de um determinado lugar. Com este artigo o autor chama a atenção para uma importante diferença entre as atitudes ocidentais e orientais para com a

Relacionados