Nós que aqui estamos por vós esperamos
SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
RESENHA “ O MANIFESTO COMUNISTA ”
Disciplina: Língua Portuguesa Docente: Prof°. Dr°. Jânio Veiga Discente: Danielly S. de Alcântara Turma: 1° Semestre
Cáceres-MT, Junho de 2014
O Manifesto Comunista foi escrito pelos fundadores do socialismo científico, Karl Marx e Friedrich Engels, este texto teve sua primeira versão publicada em alemão em 1848, somente depois foi traduzido para outros idiomas e é um dos documentos políticos de maior influência mundial. Os autores defendiam a queda da burguesia, e a fundação de uma nova sociedade sem “classes” e sem “propriedade privada”. Esse manifesto é uma análise da luta de classes e um pedido de “união” entre os operários do mundo.
Partindo de análises históricas, Marx e Engels, tinham como perspectiva ações para uma revolução socialista através da tomada do poder pelo proletariado, diferenciando as várias formas de opressão social durante os séculos e situando a burguesia moderna como uma nova classe opressora. Contudo, citam o grande papel revolucionário da burguesia, que destruiu o poder monárquico e religioso valorizando a liberdade econômica, porém, se aliando aos recursos de aceleração da produção, que trata o operário como uma simples peça de trabalho. O proletariado deve tomar consciência da sua situação, do contexto social e histórico em que está inserido e a partir disso lutar contra a exploração burguesa. E então, depois de vencida a luta de classes, o operário chegaria a uma vitória justa, já que não poderia legitimar seu poder sob a forte opressão, pois defende exatamente o interesse da grande maioria: o fim da propriedade privada.
A visão dos comunistas é claramente o fim da propriedade privada, lutando embasados num conhecimento histórico de organização social. Com o desenvolvimento do