Níveis de Estratégia
A estratégia da empresa consiste do conjunto de mudanças competitivas e abordagens comerciais que os gerentes executam para atingir o melhor desempenho da empresa. A estratégia é o planejamento do jogo de gerência para reforçar a posição da organização no mercado, promover a satisfação dos clientes e atingir os objetivos de desempenho. Existem 3 níveis de estratégias, são eles:
1. Estratégia Funcional: São os métodos operacionais que “agregam valor” aos produtos. Corresponde à forma de atuação de uma área funcional da empresa, normalmente relacionada ao nível tático da empresa (as estratégias funcionais podem ainda, ser classificadas em: estratégias de recursos humanos, produção, marketing e financeira);
Exemplo: A Estratégia Funcional do Carrefour no Brasil é diminuir seu quadro de funcionários das lojas e, com isso, reduzir seus custos operacionais.
O Carrefour se utiliza dos promotores de vendas das indústrias para realizarem os serviços que seriam de seus funcionários e em vez de 200 funcionários eles têm, em média, 80 por loja, o que, certamente, diminui seus custos e aumenta sua margem de lucro.
2. Estratégia de Negócios: tem foco no “como” uma empresa compete no seu negócio. Trata-se da análise dos pontos fortes e fracos e das oportunidades e ameaças relacionadas com o ambiente da empresa, direcionando todos os esforços e recursos para a execução dos objetivos estratégicos e visando alcançar determinados níveis de desempenho. Exemplo: A estratégia de negócios da Nestlé no Brasil é a de encher as prateleiras das lojas com muitas marcas diferentes de leites em pó e, conseqüentemente, ocupar os espaços que poderiam ser ocupados pelas marcas concorrentes.
3. Estratégia Empresarial: é um processo de gestão visando à tomada de decisão a médio e longo prazos, envolvendo decisões relativas