não sei
28 de Abril de 2014
A professora nos apresentou o PGCC, esclarecendo um pouco de que se trata a matéria, e os assuntos que iremos ver no decorrer do módulo. E nos passou textos (), e propôs que formássemos grupos.
05 de Maio de 2014
Apresentação do primeiro e do segundo texto, o primeiro texto foi o de Marcelo Gomes Germano “Uma nova ciência para um novo senso comum”. E este foi o texto apresentado por meu grupo: Alane Andréia, Ana Taís, Andriely Kelly, Franciene Mayara e Maria Laudinete. E o Segundo texto tinha como tema “Sociedade e Conhecimentos: novas tecnologias e desafios para a produção de conhecimento nas Ciências Sociais. Maíra Baumgarten, Alex Niche Teixeira, Gilson Lima.” O segundo grupo era composto por os alunos: Francisca Bruna, Gilmara Valesca, Marina Costa e Pedro Henrique.
SÍNTESE DO LIVRO: Uma nova ciência para um novo senso comum PÁG. 35 A 76 Desde o inicio da estadia na terra, os seres tiveram que desenvolver técnicas para sua sobrevivência. Sejam elas para caça ou defesa de seus principais predadores. Desta forma é dado o trabalho braçal do homem, onde ele utilizando as mãos aprendeu a confeccionar armas e matar animais. E desta forma o homem modifica a si, e o ambiente onde habita,
Os benefícios adquiridos pela nova maneira de utilizar as mãos, tornando-as cada vez mais hábeis, iriam repercutir no conjunto do corpo através dos chamados, reflexos da correlação do crescimento, teoria sugerida por Darwin. Portanto, a evolução das mãos, através do trabalho, teria provocado um desenvolvimento correlato no cérebro de uma determinada espécie de primata que, a partir do fazer, da antecipação do pensamento à ação e da capacidade de elaboração abstrata, teria desencadeado o processo de construção da espécie humana. (Marcelo Gomes Germano).
E com um tempo de conhecimento em determinado assunto e com total assimilação deste, não sabemos definir como esse conhecimento surgiu, com quem aprendemos. Parece até