atividades do curso de asb
Faça um quadro esquemático com toda as doenças passìveis de transmissão durante o tratamento odontológico.
DOENÇAS – sífilis é uma doença sexualmente transmissível, ou seja, é adquirida principalmente durante o contato sexual, porém médicos dentistas e pessoal auxiliar pode contrai-la quando de pacientes sifilíticos, através de manipulação de lesões presentes na cavidade bucal.
AGENTE ETIOLÓGICO – treponema pallidum espiroqueta de alto patogenicidade. Aprestando um período de incubação de uma a três semanas.
Sinais e sintomas - corrimento, lesões duras e não dolorosas na boca, vagina, virilha pênis e ânus: erupção na pele. A bactéria que causa a sífilis cresce e sobrevive bem na cavidade bucal.
Os primeiro sintomas da doença são pequenas feridas nos órgãos sexuais e caroços nas virilhas (ínguas), que surgem entre 7 a 20dias após o sexo desprotegido com alguém infectado.
FORMAS DE CONTÁGIO-a sífilis pode ser transmitida de uma pessoa para outra durante o sexo sem camisinha com alguém infectado, por transfusão de sangue contaminado ou da mãe infectada para o bebê durante a gestação ou o parto. O uso de camisinha em todas as relações sexuais e o correto acompanhamento durante a gravidez são meios simples, confiáveis e barato de prevenir-se contra a sífilis.
TRATAMENTO - o tratamento para a sífilis vai depender do estágio em que se a doença encontra. Quando no primeiro, deve-se 1 dose de penicilina benzantina intramuscular e ,no segundo estágio deve-se tomar 2 doses de penicilina benzantina intramuscular.
FORMAS DE PREVENÇAO-algumas das pontas para impedir a transmissão da sífilis incluem as medidas do sexo seguro.
2-CANCRO SIFILITCO-o cancro sifilítico ou luético ocorre na boca como manifestação primária da sífilis e pode ser confundido com o câncer.
AGENTE ETIÓLOGICO-treponema pallidum
SINAIS E SINTOMAS-seu aspecto é nodular, com depressão ou ulceração central, granuloso e de cordas elevadas, e ocorre com maior freqüência no