Não sei
É o conjunto de informações para que o S.O. implemente a concorrência de programas.
4. Quais partes compõem um processo?
Contexto de hardware e software e o espaço de endereçamento.
5. O que é o contexto de hardware de um processo e como é a implementação da troca de contexto?
Armazenamento do conteúdo dos registradores gerais da UCP, além dos registradores de uso específico, como program counter (PC), stack pointer (SP) e registrador de status;
Quando um processo está em execução, o seu contexto de hardware está armazenado nos registradores do processador. No momento em que o processo perde a utilização da UCP, o sistema salva as informações no contexto de hardware do processo. Isto é fundamental para a implementação dos sistemas multiprogramáveis, onde os processos se alternam na utilização da UCP, podendo ser interrompidos e, posteriormente, restaurados. O SO gerencia a mudança de contexto, base para a implementação da concorrência, que consiste em salvar o conteúdo dos registradores do processo que será deixado a UCP e carrega-lo com os valores referentes ao do novo processo que será executado.
10. O que caracteriza o processamento batch? Quais aplicações podem ser processadas neste tipo de ambiente?
Características:
-> Não exigir a interação do usuário com a aplicação.
-> Todas as entradas e saídas de dados da aplicação são implementados por algum tipo de memória secundária, geralmente arquivos em disco.
Aplicações:
Programas onde não é necessária a interação com o usuário.
11. Como funcionam os sistemas de tempo compartilhado? Quais as vantagens em utilizá-los?
O sistema de tempo compartilhado permite que os programas funcionem dividindo o tempo do processador em pequenos intervalos denominados fatia de tempo.
Vantagens:
Permiti que o usuário comunicar-se diretamente com o sistema operacional pelos comandos, tornando possível verificar arquivos armazenados em disco ou cancelar a execução de um