NÃO HÁ DOCÊNCIA SEM DISCÊNCIA
Maria do Carmo Ferreira de Araujo
História da Educação NÃO HÁ DOCÊNCIA SEM DISCÊNCIA
Polo “C” – Rio Corrente – Petrolina 2014
QUESTIONÁRIO: NÃO HÁ DOCÊNCIA SEM DISCÊNCIA
FREIRE, P. PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: SABERES NECESSÁRIO Á PRÁTRICA EDUCATIVA. 18ºed. São Paulo: Paz e Terra, 2001. P.23-51
1. O que freire entende por educar para a autonomia?
A conquista da liberdade através do conhecimento, adquirindo assim uma posição critica das coisas.
2. Não há docência sem discência; o que tal afirmativa implica no ato de educar?
Quem ensina sempre aprende alguma coisa, quem aprende tem sempre algo a ensinar, que desta forma haja troca de experiência entre educador e educando. 3. “O ser humano é capaz de ir mais além de seus condicionantes”
O educador (aluno) não está limitado á aceitar comodamente só o que lhe é ensinado. Tendo capacidade de se posicionar criticamente sobre qualquer assunto.
4. Comente a afirmativa fazendo um contraponto á educação bancária e o autoritarismo nela presente e a educação progressista.
A educação bancária, infelizmente ainda é muito utilizada nos dias atuais, fazendo com que os alunos se tornem reprodutores de suas ideias sem senso critico nenhum ou posição quando questionado.
5. Que características devem ter o professor critico?
Ele tem que ser reflexivo, criativo e ético. Segurança é o que permeia suas ações e curioso no que se refere em aprender mais na sua profissão. 6. Traga argumentos que justifiquem a necessidade do educando