Thata
Profª Márcia Leite Contexto de Produção Textual (físico e social):
Vivemos dentro de contextos: estar em um contexto de sala de aula, por exemplo, é diferente de estar em um contexto de um barzinho, ou ainda, de um casamento. Esses contextos influenciam em nosso comportamento e em nossa linguagem. Ninguém vai a um casamento de short e sem camisa, ou ainda, ninguém se dirige a seus superiores com palavras inadequadas em uma reunião de trabalho. Assim, podemos concluir que, é o contexto de produção (físico e social) que determinam a situação de linguagem.
DEFINIÇÃO:
O contexto de produção é um conjunto de fatores que pode exercer influência necessária sobre a forma de organização de um texto. Esses fatores são agrupados em dois conjuntos:
1. Contexto físico
2. Contexto social
Contexto físico
Contexto social
Emissor:
Papel social do emissor:
Destinatário (s):
Papel social do(s) destinatário(s):
Lugar de produção:
Lugar social de produção:
Momento de produção:
Momento social de produção:
Suporte:
Veículo:
Objetivo do texto:
Intencionalidade do autor:
Quadro baseado nos estudos de Bronckart, in: BRONCKART, Jean-Paul, Atividade de linguagem, textos e discursos, por um interacionismo sociodiscursivo. São Paulo: Educ, 1997.
Qual a importância do levantamento do Contexto de Produção Textual?
Todo produtor de texto, quer seja oral ou escrito, tem uma tarefa importante: ser claro, objetivo, preciso na sua interação com a linguagem, neste sentido, parte da orientação:
Quem sou eu?
Onde estou?
Para quem vou falar?
Qual o papel social dos meus receptores (destinatários)?
Qual o objetivo da minha fala?
Estes são parâmetros prévios na interação oral ou escrita que vão dar ao texto um sentido lógico, coerente ao dizer e dão coordenadas no tempo e no espaço de como agir com a linguagem de forma mais eficaz.
Vejamos um exemplo:
Imagine a seguinte situação: