Não hhh
O controle da temperatura do corpo humano é denominado homeostase térmica.
A homeostase térmica consiste em manter a temperatura do corpo constante. Muitos mecanismos fisiológicos e bioquímicos dependem da temperatura corporal como, por exemplo, a frequência cardíaca, frequência respiratória, o metabolismo celular, o processo de digestão, etc.
Para manter a temperatura ideal denominada, termo neutralidade, o corpo humano utiliza-se de vários mecanismos fisiológicos e comportamentais.
Em épocas de frio as pessoas procuram se aconchegar usando roupas quentes e até aumentarem a quantidade de atividades físicas. Esses exemplos de reações são chamados mecanismos comportamentais.
Em exposição ao frio o corpo precisa de mais energia para manter o calor interno, assim o indivíduo sente mais fome, ocorrem tremedeiras, há um gasto maior de gordura.
Homeostase Hídrica
O corpo humano é constituído de aproximadamente 60% de água, que estão distribuídas de forma intracelular (dentro das células) e extracelular, encontradas nas secreções, plasma, linfa e líquido espinhal.
Formada por 2 átomos de hidrogênio e uma de oxigênio (H2O), a água é a principal fonte de vida do corpo humano.
Em condições de temperatura normal, um adulto necessita ingerir cerca de 2 litros de água por dia. A principal fonte de água vem dos líquidos, porém existem outras formas de extraí-las. Os alimentos principalmente frutas e hortaliças possuem quantidades de água significativas para o organismo.
A água é expelida do organismo através da urina, pela pele (suor) e pelas fezes, em menor quantidade.
Um indivíduo por dia expele cerca de 500 a 700 ml de água sob a forma de suor em condições normais. Em casos de atividades físicas e expostos ao calor, o indivíduo perde cerca de 2 a 3 litros de água por hora de exercício. Nesse caso a homeostase requer maiores trabalhos para manter o equilíbrio hídrico.
Quando há uma perda rápida e intensa de água no corpo,