Nuvens publicas
Computação em nuvens é um assunto que tem muito o que ser discutido. Muitos afirmam que a computação nas nuvens é algo que está surgindo e ira mudar muitas coisas na área de TI, mas na verdade este já é um assunto que vem sendo estudado e implementado a muito tempo, mas só agora ganha força. Com a virtualização e a crise econômica, as empresas querem investir cada vez mais em inovações, diminuindo custo de manutenção e obterem facilidade de uso, por isso cloud são uma ótima forma de inovação com baixo custo. Essa tecnologia se baseia na combinação de virtualização, padronização e automação
Segundo Salesforce cloud só pode ser chamada dessa forma se for pública e que os fornecedores tradicionais de tecnologia da informação (TI) querem confundir os clientes com o nome “nuvem privada”. Dentre as public cloud estão grandes provedores de serviço como, a Google e Amazon.
As nuvens privadas ou private cloud, são companhias que adotaram uma dose extra de cautela quando o assunto é segurança e disponibilidade. Para os usuários não existe diferença entre elas, essa diferença é percebia em seus contratos de disponibilidade e segurança (SLA).
Discutiremos os tipos de nuvens publicas existentes no mercado, seus contratos de garantia e segurança e valores para uso de seus serviços. Não por que um serviço seja público que ele será gratuito, mas sim que qualquer empresa poderá contratá-lo. Para as nuvens publicas também existem diretrizes e normas de segurança a serem seguidas, mas o fator que as diferencia das privadas são seus contratos que poderão restringir tipos de armazenamentos, maiores investimentos em métodos de monitoração e uma garantia de maior fiscalização e segurança, mas tudo depende do tipo de serviço que uma empresa necessitará e também de seus nível de segurança.
SLA
Um acordo de nível de serviço (service level agreement -- SLA) é um contrato entre um fornecedor de serviços de TI e um cliente especificando, em geral em termos mensuráveis,