Integra o e Implanta o da nuvem
Integração da nuvem
O desenvolvimento da computação em nuvem aumenta cada vez mais, então é necessário integrar de acordo com as empresas, diferentes ambientes da nuvem. Cada empresa tem sua particulariadade e cada uma delas utilizam um tipo de modelo. Mesmo com essas adaptações, não existe uma padronização entre os sistemas da nuvem. Existem algumas saidas para que seja feita essa integração, como por exemplo o XML que cria uma infraestrutura para padronizar e facilitar o compartilhamento. Outra saida é o uso dos APIs, onde a Amazon ja utiliza dessa saida para padronizar o seus serviços. Mas apesar dessas soluções, ainda existe um grande problema que é a grande abrangência de tecnologias que a nuvem envolve, o que torna mais dificil ainda uma padronização de diversas interfaces, serviços e compatilhamentos. Por isso quando um serviço nuvem irá ser integrado, tudo depende do tipo de empresa para que possa ser adaptadas de acordo com os serviços necessários.
Implantação da nuvem
Quando tratamos de implantação na nuvem, como na maioria do mundo de desenvolvimento na informática, é necessário analisar a empresa e qual serviço irá ser servido. Os tipos de implantação são basica mente dividos pelo acesso ou disponibilidades que serão fornecidos pela computação em nuvem. Podendo variar de uma simples restrição a editar e compartilhar dados de funcionários de uma empresa até tornar esses dados apenas de leitura. Esses ambientes da nuvem podem ser mais restritos, para que apenas alguns usuários tenham acesso, o que é muito útil em uma empresa. O modelos de implantação são:
Nuvem Privada – exclusivo de uma organização;
Nuvem Pública – diponibilizada publicamente;
Nuvem Comunidade – diversas empresas compartilhando dados;
Nuvem Híbrida – dois ou mais modelos de nuvem;
Nuvem publica
Nesse tipo de implantação o ambiente da nuvem é disponibilizados para qualquer pessoa ou mais de uma empresa que utiliza desse compartilhamento