Nuvem Publica, privada e hibrida
Quando você olha para estes itens, é fácil identificar alguns serviços como este. Por exemplo, você não tem que entrar em contato com a Microsoft para criar uma conta no SkyDrive. Você tem um portal de Auto-Atendimento onde você cria sua conta. Esse é apenas um exemplo de serviço em Nuvem. Muitas vezes, vejo administradores me dizendo que o serviço de e-mail da empresa X está em Nuvem. Isso por que o servidor está publicado na internet. Isso não é Nuvem. Isso é apenas um servidor de e-mail que tem seu serviço publicado para a internet. E não há nada de errado nisso.
O segundo ponto aqui, é entender a diferença entre Nuvem Pública e Nuvem Privada. Basicamente, o que define um ou outro é o fornecedor e cliente. No caso de uma Nuvem Pública, o fornecedor é um fabricante como Microsoft, Amazon, Google e etc, e os clientes são diversas empresas. No conceito de Nuvem Privada, o fornecedor é o departamento de TI de uma organização e os clientes são os clientes internos (e em alguns casos, externos) deste departamento de TI. Exemplos de serviços de Nuvem Pública são Windows Azure, Office 365 e SkyDrive e etc. Exemplos de Nuvem Privada não são tão simples assim, mas basicamente os produtos que consistem uma Nuvem Privada Microsoft são Windows Server + Hyper-V e System Center.
Uma Nuvem Hibrida é a junção dos serviços que estão sendo executados em uma Nuvem Pública e uma Nuvem Privada. Exemplos de uma Nuvem Hibrida são: Um Web Service que contém instancias de Máquinas