Computação em Nuvem
Faculdade de Computação – FACOM
Robson Louzada
Análise do Desempenho de serviços de rede na PLATAFORMA DE NUVEM PRIVADA EUCALYPTUS
Marabá – PA
2013
Robson Louzada
Análise do Desempenho de serviços de rede na PLATAFORMA DE NUVEM PRIVADA EUCALYPTUS
Pré-Projeto apresentado na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I), como requisito para a disciplina de TCC 2 do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação.
Orientador: Esp. Gleison de Oliveira Medeiros
Marabá – PA
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO Mesmo não sendo um tema relativamente novo, a computação em nuvem passa a ser um dos temas mais discutidos na atualidade, e vem sendo foco dos maiores nomes da computação mundial, surgindo como um novo modelo de ambientação computacional via web para virtualização dos serviços de forma ubíqua em aplicação, infraestrutura e plataforma, passando a incorporar esses serviços em um servidor onde poderão ser acessados por uma plataforma, que se mantém com acesso à web um webservice para realizar este acesso, levando em consideração que a virtualização é a base para a computação em nuvem.
De acordo com Barros e colaboradores (2010) o conceito de virtualização surgiu por volta de 1965, através de funcionários da IBM, quando precisavam de um modo de realizar avaliações e testes, surgindo ideia de dividir máquinas em máquinas menores, onde cada parte possuía a capacidade de gerenciar seus próprios recursos. Assim, com essas pequenas máquinas, os pesquisadores poderiam realizar vários testes ao mesmo tempo e em várias condições de uso diferentes.
Porém como citado anteriormente, para se ter acesso a uma nuvem, seja ela pública, privada ou híbrida, precisa-se de uma plataforma de apoio, que é o ambiente no qual a nuvem será criada e gerenciada, e a diversidade de plataformas hoje encontradas no mercado, fazem com que a escolha se torne uma questão de