Pisos Ceramicos, PEI, Porcelanatos
Introdu¸˜o ca 1.
Este relatório consiste em sistematizar de maneira clara e objetiva os itens abordados na visita guiada por Manuela Oliveira à loja de construções Comercial Ramos, realizada no dia 27 de Junho de
2013. O objetivo dessa visita foi de mostrar detalhes que vão além da estética e que se deve levar em consideração no momento de escolher materiais para decoração de um espaço.
O tópico de maior enforque nessa visita foi sobre pisos cerâmicos e porcelanatos e os detalhes que devem ser levados em consideração como os tipos de piso, brilho e PEI. Ao final da visita, Manuela também mostrou algumas marcas de revestimentos que atendem a diversos tipos de clientes.
2.
Pisos Cerâmicos
As cerâmicas são feitas de argila e possuem diversos formatos, estilos e preços
variados. Após serem moldadas para o formato desejado elas são revestidas de esmalte e queimadas a alta temperatura. É a partir desse processo que as peças irão ser classificadas de acordo com o PEI.
Figura 1: Piso Porcelanato.
2.1
PEI
Os revestimentos cerâmicos são classificados segundo testes de resistência do
esmalte da peça ao desgaste por abrasão. Essa classificação é conhecida como índice
PEI (Classe de Abrasão Superficial, em português) onde são indicados os ambientes mais adequados para a sua aplicação. A escolha inadequada do PEI pode condenar um produto de alta qualidade.
Figura 2: Tabela PEI.
O PEI dos revestimentos de paredes é menor já que o contato com esse revestimento é quase inexistente. Por isso, não se deve colocar revestimentos de parede em pisos, mas os revestimentos de pisos podem ser colocados em paredes .
2.3 Retificação
A retificação de pisos corresponde a um processo extra na produção em que o piso recebe um corte a laser deixando a borda plana, lhe dando um melhor acabamento.
3.
Porcelanato
O revestimento de porcelanato é um produto prensado, cerâmico e composto
basicamente