Resumo - Engenharia de Processos de Negocios
Aplicações e Metodologias
Autores: Rafael Paim Santos Renato Flórido Cameira Armando Augusto Clemente Rafael Gomes Clemente
Introdução:
Momento atual: - Ambiente organizacional cada vez mais dinâmico e complexo. As organizações apresentam uma grande necessidade de esforços para se tornar sustentável e competitiva.
- Novas ações sendo apresentadas como forma de melhorar os processos, como a de redesenho do processo. Outras melhorias vão sendo apresentadas, como ( Sistemas integrados de gestão; Gestão da Qualidade; Gestão por indicadores de Desempenho; Gerência do Conhecimento; Desenvolvimento de novos módulos de negócios baseados com o uso da internet.
* A Gestão de Processos da suporte a todas estas ações.
O autor SCHEER (1999) que teorizou que a Reengenharia de Processos de Negócios parecia ter encontrado a solução para muitas organizações. Pois permitiu descobrir que a forma como conduziam seus processos era habitualmente cara, lenta e ineficiente. Cita como causa o envolvimento de muitos departamentos, elevadas percentagens de atividades que não agregavam valor, sistemas de informação de suporte inadequados.
Os projetos de Reengenharia buscavam redesenhar radicalmente as estruturas dos processos, com a finalidade de alcançar redução de custo e tempo.
Consequências da Reengenharia drástica: aplicações distorcidas, radicais, não levando em consideração o conhecimento já adquirido na pratica, trazendo desempenhos insatisfatórios.
Como benefícios, mostrou as organizações, que era possível modificar os processos, com ponderação, considerando o conhecimento acumulado ao longo do tempo com a prática.
Diante disso viemos apresentar a Engenharia e Modelagem de Processos.
EPN – Engenharia de Processos de Negócio
Ela possibilita o entendimento de como o trabalho é realizado horizontalmente, orientada para os produtos, clientes e mercados.
Segundo