Prensagem
Nome do Aluno: Natan Carlos Santana Pereira
EM 0321019 - 21
PRÁTICA 1: Construção de material cerâmico (Grés-porcelanato) através do processo de prensagem.
Relatório de atividade experimental
Profº Dr. Ricardo Bedoya Neves
São Luís, 18 de dezembro de 2009.
RESUMO
Os materiais cerâmicos podem ser caracterizados por serem inorgânicos, não-metálicos e refratários.
Vantagens:
- Alta resistência a corrosão e a altas temperaturas; - Mais leves que a maioria das ligas metálicas; - Alta dureza; - Matéria-prima abundante.
Aplicação nas mais diversas áreas: automotiva, aeronáutica, informática, eletrônica, medicina, militar, comunicações, química e etc.
OBJETIVO • Analisar as propriedades cerâmica da argila ao se adicionar aditivos inorgânicos, tais como: o grau de compactação, a absorção de água etc. • Define em que categoria o material acabado se encontra.
1. INTRODUÇÃO
A fabricação cerâmica data do período neolítico, onde o homem pré-histórico já fazia cestas de vime com barro. Verificou-se mais tarde que poderia usar somente o barro. Posteriormente constatou que o calor fazia endurecer o barro, surgindo a cerâmica. No ano de 4.000 a.C. os assírios já obtinham cerâmica vidrada. No século VII os chineses fabricavam a porcelana, e no século XVIII surgiu a louça branca, na Inglaterra. A partir daí surgiram tipos especiais de fornos, a possibilidade de cerâmica de dimensões exatas, a moldagem a seco, porcelanas de alta resistência, etc.
CERÂMICA TRADICIONAL
É um material obtido por moldagem, secagem e cozimento (ou queima) de argilas.
Chama-se argila ao material formado de minerais, como