Computação em nuvens
Obs. O sumario, introdução, bibliografia inicia-se 8 cm superior e 4 cm do titulo
Introdução
Computação nas nuvens é um termo utilizado para descrever um tipo de processamento em computadores, que tem suas informações acessadas através da internet.
Arquitetura
A arquitetura da computação em nuvem pode ser dividida em três camadas abstratas:
A camada de aplicação é a de mais alto nível de abstração, e aquela que oferece diversas aplicações como serviços para os usuários.
A camada de plataforma possui uma abstração mais elevada e provê serviços para que as aplicações possam ser desenvolvidas, testadas, implementadas e mantidas no ambiente da nuvem pelos prestadores de serviços.
A camada de infraestrutura é a camada mais baixa. É através dela que os prestadores de infraestrutura disponibilizam os serviços de rede e armazenamento da nuvem. Dessa forma, fazem parte dela servidores, sistemas de armazenamento, como os data centers, e roteadores, por exemplo.
É importante lembrar que a nuvem esconde toda a infraestrutura para o usuário. O elemento Interface da Infraestrutura é o responsável por fazer a ligação entre a infraestrutura e os prestadores de serviços. É através dele que tanto a infraestrutura como a plataforma são oferecidas como serviços, de modo que haja o desenvolvimento das aplicações que serão disponibilizadas aos usuários.
Tipos de Nuvem
As nuvens podem ser classificadas em três tipos básicos: públicas, privadas e híbridas. A escolha entre elas depende das necessidades das aplicações que serão implementadas.
Nuvens públicas
As nuvens públicas são aquelas que são executadas por terceiros. As aplicações de diversos usuários ficam misturadas nos sistemas de armazenamento, o que pode parecer ineficiente a princípio. Porém, se a implementação