Computação em núvem
O papel da segurança na computação em nuvem confiável
Quais são as implicações da segurança da computação em nuvem?
O entusiasmo pela computação em nuvem está tão relacionado à economia quanto à tecnologia. O crescimento do número de aplicativos e do volume de dados que precisam ser gerenciados fez com que os data centers passassem a ser um item importante nos gastos corporativos, sem uma solução em vista. A computação em nuvem pública parece ser um meio de controlar esses custos.
e usam a Internet para reduzir o custo de recursos de hardware e software de TI usados para computação, rede e armazenamento. Ao mesmo tempo, as empresas estão usando os mesmos conceitos e as mesmas tecnologias para desenvolver nuvens privadas com o objetivo de aproveitar serviços de TI centralizados e em forma de bens de consumo que atendam a suas necessidades de segurança.
O conceito de computação em nuvem é simples: você substitui ativos caros de TI que precisam ser gerenciados internamente por funcionalidades e serviços de TI do tipo "pague conforme crescer" a preços de mercado. Esses serviços são desenvolvidos com novas tecnologias, como virtualização e arquiteturas orientadas a serviços,
Atualmente, as implantações de nuvens públicas e privadas precisam incorporar um conjunto apropriado de princípios importantes de segurança e, assim, assegurar aos usuários e aos clientes um ambiente confiável de computação em nuvem.
C onteúdo
I.
Visão geral
página 1
II.
Computação em nuvem pública: capacidade de expansão e multilocação
página 2
III.
Os desafios da nuvem: a segurança é a grande dúvida
página 3
Relações dinâmicas
Padrões
página 3
Portabilidade entre nuvens públicas
página 4
Confidencialidade e privacidade
página 4
Controles de acesso viáveis
página 4
Conformidade
página 4
Níveis de serviço de segurança
IV.
página 3
página 5
Princípios para proteger a nuvem: