Adm pública e ética
CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
ESCOLA DE SERVIÇO SOCIAL
ÉTICA: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA X VIDA PRIVADA
JULIANA GOUVEIA
LÍVIA SEGUI
VINICIUS GUIÃO
RIO DE JANEIRO
2012
Universidade Federal do Rio de Janeiro
CFCH- Escola de Serviço Social
Praia Vermelha
Juliana Gouveia Amaral Lima
Lívia Seeling Segui
Vinícius Horácio P. Guião
Ética: Administração pública x vida privada
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Serviço Social da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro como requisito parcial para aprovação da disciplina Administração e Orçamento, ministrada pela professora Verônica Cruz.
Rio de Janeiro,
Outubro de 2012
INTRODUÇÃO
Condutas éticas e antiéticas se materializam tanto na vida privada quanto na vida pública. Busca-se, a partir de uma introdução do que vem a ser a ética e de como ela se aplica, explicitar como essas condutas se realizam na administração pública.
1 ÉTICA E MORAL
Para se entender a ética é necessária uma explicitação do que é a moral, isso ocorre pois ambas estão interligadas. A moral objetiva-se como uma resposta as exigências de integração social. Tida como um sistema normativo reprodutor de costumes, ela se traduz num conjunto de valores, hábitos e regras de conduta. Isso ocorre devido ao desenvolvimento da sociabilidade, pois só são necessárias regras de conduta num ambiente onde seres humanos se relacionem e busquem uma boa convivência. A moral tem, então, uma função de promover a socialização e a convivência social. Ao contrário da moral, a qual se expressa na cotidianidade, a ética é a reflexão desse agir e pensar. Ela é que possibilita a suspensão do cotidiano, fazendo o ser social transitar da singularidade ao gênero-humano. É a partir da reflexão ética que se possibilita a mudança de comportamentos e atos. Mais importante do que distinguir o certo do errado é compreender o por que algo é certo ou errado. Sendo