nutrição
ALIMENTOS, ALIMENTAÇÃO, NUTRIENTES,
LEIS DA ALIMENTAÇÃO E CONSERVAÇÃO
DOS ALIMENTOS
Profº: Dayrla Gonzaga
Definições
ALIMENTOS Toda e qualquer substância, orgânica ou mineral, que introduzida no organismo em proporções convenientes é capaz de assegurar-lhe o desenvolvimento e a conservação normais no meio em que vive.
“O alimento deve ser comível, ser digerível, e ser nutriente”.
ORIGENS: ANIMAL (leite, manteiga, carnes, peixes, ovos) E VEGETAL (arroz, feijão, frutas e verduras, óleos, raízes)
ALIMENTAÇÃO é o ato de ingerir alimentos. Procede da necessidade do ser vivo de manter o equilíbrio interno do organismo para sobreviver e para se reproduzir, sendo o modo de garantir este requisito , a ingestão diária de alimentos.
NUTRIENTES são as biomoléculas (carboidratos, lípidios e proteínas), vitaminas, sais minerais e água, que estão presentes nos alimentos em proporções desiguais, conferindo-lhes diferentes propriedades (sabor, textura, cheiro, cor, brilho).
LEIS DA ALIMENTAÇÃO
As Leis da Alimentação foram definidas por Pedro Escudeiro em 1937, e ainda hoje, são consideradas como a base de uma alimentação saudável para qualquer indivíduo.
1.Lei da Quantidade – A quantidade deve ser suficiente as exigências energéticas do organismo e manter em equilíbrio o seu balanço. O bom senso é fundamental para não haver excessos nem restrições na alimentação, pois podem prejudicar o organismo. Cada indivíduo necessita de quantidades específicas para manter suas funções orgânicas e atividades diárias. Dica: não comer por impulso; evitar longos períodos sem alimentar-se; mastigar bem os alimentos.
2. Lei da Qualidade – O regime alimentar deve ser completo em sua composição. A variedade de alimentos fornece todos os nutrientes necessários ao bom funcionamento do seu corpo.
Quanto mais coloridas, mais diversidade de nutriente!
3. Lei da Harmonia – A quantidade de nutrientes de uma alimentação deve