nutrição
Nutrição é o estudo dos alimentos e mecanismos de ingestão, assimilação e uso dos nutrientes. Alimentos são produtos de origem animal, vegetal ou sintético que fornecem energia ao organismo. Os alimentos no geral não são bons ou ruins, todos são necessários em quantidades diferentes e em momentos diferentes.
Alimentos enriquecidos são aqueles aos quais foi adicionado algum nutriente.
Nutrientes são elementos constituintes dos alimentos, são responsáveis pela manutenção das reações bioquímicas do organismo. Os nutrientes são divididos em micronutrientes e macronutrientes. Macronutrientes incluem proteína, carboidrato e gordura, são ingeridos em grandes quantidades e, por serem estruturas grandes, precisam ser quebrados em unidades menores para serem absorvidos. Fornecem energia por meio do processo metabólico, o metabolismo. Micronutrientes incluem vitaminas e minerais, não fornecem energia, são necessários em pequenas quantidades e geralmente são absorvidos no intestino sem sofrer alteração.
Todos os alimentos contêm a maioria dos nutrientes em quantidades variáveis. Cada nutriente tem uma função específica no organismo. A alimentação balanceada fornece energia que o organismo necessita, na forma de calorias. Essas calorias devem estar distribuídas em 6 refeições ao longo do dia, com intervalo de 3 horas. Ficar de 8 a 12 horas sem se alimentar aumenta a produção de ácido e enzimas digestivas e acaba levando a pessoa a comer além da necessidade, pois a sensação de saciedade vem não somente pela distensão do estômago mas também pela alteração do pH do estômago (quando o pH fica mais ácido, demora mais para voltar ao normal e demora mais para a pessoa se sentir satisfeita). Não se deve comer em excesso em nenhuma das refeições, nunca, comer uma quantidade adequada é indispensável para uma boa alimentação.
As calorias necessárias diariamente devem vir 50-60% de carboidratos,
25-30% de gorduras e 10-15% de proteínas. Por