Nutrição
São nutrientes importantes devido ao fato de fornecerem os aminoácidos essenciais.
A semelhança de gorduras e carboidratos contêm carbono, hidrogênio e oxigênio, porém são as únicas que contém nitrogênio (16%) junto com enxofre e alguns outros minerais.
As proteínas são macromoléculas presentes em todas as células dos organismos vivos. No fígado e no músculo, a concentração corresponde a 20% do peso úmido; com a eliminação da água sobe a 50%.
As proteínas podem ser exógenas, provenientes das proteínas ingeridas pela dieta, ou endógenas, derivadas da degradação das proteínas celulares do próprio organismo.
As proteínas da dieta, pela digestão e subsequente absorção pelo intestino, fornecem aminoácidos ao organismo, que terão três destinos principais: anabolismo (síntese de proteínas e polipeptídeos); catabolismo ou degradação, produção de energia e síntese de compostos de pequeno peso molecular. Por essas vias os aminoácidos servirão na construção e manutenção dos tecidos, formação de enzimas, hormônios, anticorpos, fornecimento de energia e regulação de processos metabólicos.
Como fonte de energia, as proteínas são equivalentes aos carboidratos, fornecendo 4 kcal/g. No entanto, são consideradas mais caras do que os carboidratos e requerem maior quantidade de energia para o seu metabolismo.
Na forma de lipoproteínas, as proteínas participam no transporte de triglicerídeos, colesterol, fosfolípides e vitaminas lipossolúveis. Vitaminas e minerais tem transportadores proteicos específicos. As proteínas também contribuem para a homeostasia, mantendo o equilíbrio osmótico entre os diferentes fluidos do organismo.
São sintetizadas a partir de 20 aminoácidos específicos para produzir as moléculas de proteína, sendo que 9 desses aminoácidos são essenciais, ou seja, não são produzidos pelo organismo e devem ser obtidos através de alimentos, e os outros 11 são denominados não essenciais ( podem ser produzidos pelo