Nutrição e AVC
A DIETOTERAPIA COMO PREVENÇÃO NA DOENÇA VASCULAR ENCEFÁLICA
DIET THERAPY PREVENTION IN STROKE
Christiane de M. B. Almeida Leite 1 Viviane de H. Flumignan Zétola 2
1- Nutricionista responsável pelas Unidades de Nefro e Neurologia do Hospital de Clínicas da UFPR. Especialista em Terapia Nutricional pela UFSC. Mestranda da Pós-graduação de Medicina Interna pela UFPR.
2- Mestre em Medicina Interna pela UFPR. Doutoranda em Neurologia pela USP. Colaboradora do Serviço de Neurologia da Unidade de Doenças Cerebrovasculares do HC da UFPR. Ex-Fellow em Neurologia pela Universidade Sakler de Tel-Aviv, Israel.
Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná
Rua General Carneiro, 181 Centro – CEP: 80060-900, Curitiba / PR
RESUMO A doença vascular encefálica pode ser definida como o resultado de uma isquemia completa, na qual o cérebro é desprovido de oxigênio, levando a danos irreversíveis. A hipertensão arterial sistêmica é considerada, isoladamente, como principal fator de risco para ocorrência do Acidente Vascular Cerebral. No entanto, outras situações também contribuem para o aumento de sua ocorrência, entre elas a obesidade, o diabetes, a dislipidemia, a hiperuricemia e a homocisteinemia. A dietoterapia destaca-se como uma das diretrizes na prevenção da doença vascular encefálica, através do manejo e tratamento dos fatores de risco. Essa revisão teve como objetivo descrever as principais intervenções dietoterápicas indicadas para o controle dos fatores de risco e prevenção da doença vascular encefálica.
DESCRITORES
Acidente Vascular Cerebral, isquemia, dietoterapia
ABSTRACT Stroke can be defined as the result of a complete ischaemia, in which the brain is depreved of oxygen, suffering irreversible damage. Although hypertension is considered the main risk factor for stroke, other diseases such as obesity, diabetes, dislipidaemia, hyperuricemia and homocysteinemia are