Pesquisa Operacional : Contexto Histórico
A Pesquisa Operacional (PO) é uma ciência aplicada que, através de avançados métodos analíticos, busca a resolução de problemas reais, é constituída por métodos, técnicas e conceitos que abrangem diversas áreas científicas na concepção, planejamento ou operação de sistemas. A PO tem como foco as tomadas de decisão, e, para realizá-las, avalia as possibilidades sob devidas restrições até encontrar a solução ótima para o problema, ou seja, as condições de aproveitamento que mais se adequarem às necessidades do indivíduo ou organização.
Com o fim da guerra, os cientistas desenvolveram várias outras utilidades a PO. Após os anos 50, a PO tomou conta da área industrial e, posteriormente, com o surgimento e a ulterior emergência dos computadores, se expandiu significativamente e se mostrou capaz de solucionar problemas cada vez mais complexos, mostrando-se uma ferramenta bastante poderosa no tangente a tomada de decisão.
Por meio de técnicas de base quantitativa como a modelagem matématica, a PO proporciona bastante objetividade e racionalidade nas tomadas de decisão, tornando-a mais efetiva. Entretanto, de acordo com Taha (1997), mesmo que os modelos matemáticos sejam a pedra angular da maioria dos estudos em PO, a intuiçã0o humana é de suma importância, especificamente, por que os problemas muitas vezes trazem alguns fatores intangíveis importantes que podem não ser facilmente quantificados na caracterização dos problemas.
Eles permitem a experimentação da solução proposta. Isto significa que uma decisão pode ser mais bem avaliada e testada antes de ser efetivamente e implementada. A economia obtida e a experiência adquirida pela experimentação justificam a utilização da Pesquisa Operacional.
Com o aumento da velocidade de processamento e quantidade de memória dos computadores atuais, houve um grande progresso na Pesquisa Operacional. Este progresso é devido também à larga utilização de microcomputadores, que se