Nutrição e atividade física
INTRODUÇÃO: Neste trabalho veremos como a alimentação antes e após atividade física é importante para o rendimento do atleta, veremos também que a hidratação é fundamental para o atleta e aprenderemos para que serve o uso dos isotônicos.
ALIMENTAÇAO E ATIVIDADE FISICA
A alimentação antes e depois da atividade física é fundamental para aumentar o rendimento. A nutrição se baseia em três elementos, presentes nos alimentos em maior ou menor proporção: carboidratos, proteínas e gorduras. O importante é saber o que se ingerir antes e depois de cada treino.
*ALIMENTAÇAO INDICADA ANTES DO TREINO
No caso da musculação, é fundamental contar com uma boa base de proteínas. A quantidade depende do peso e sexo do indivíduo, e do nível de intensidade e duração do treino.
As proteínas se decompõem no organismo, originando os aminoácidos necessários para reparar e reforçar o tecido muscular. Uma boa base proteica garante um melhor desempenho e recuperação, com menos dores após o treino.
Antes do treino de musculação, a refeição deve ser composta de 25% de proteínas e 75% de carboidratos. Para aproveitar ao máximo a energia desses macro nutrientes e não se sentir “pesado”, é importante se alimentar entre uma e duas horas antes do estímulo.
Algumas combinações com bom nível de proteínas incluem:
• Omelete de claras, espinafre, cereal integral e leite desnatado ou de soja
• Shake com algum suplemento proteico, leite desnatado ou de soja, frutas de alto nível glicêmico, como abacaxi, maçã ou manga, e sementes de linhaça
• Iogurte grego (sem sabor), maçã, banana, nozes e mel
Quanto aos exercícios cardiovasculares, também conhecidos como aeróbicos, o foco está na ingestão de carboidratos. São tão importantes que devem formar entre 75% e 100% da refeição anterior ao exercício.
Os carboidratos são energia fácil: sua composição permite uma sintetização rápida da glicose (energia na célula). Para aproveitá-los ao máximo,