Nutrição na gravidez
Efeito do Estado Nutricional sobre a Gravidez
A futura mãe deverá apresentar uma composição corporal adequada, sem excessos de gordura e análises clínicas dentro dos parâmetros adequados, e o sobrepeso ou mesmo um excesso de peso acima do desejável pode prejudicar o decurso normal da gravidez causando hipertensão arterial ou diabetes gestacional entre outros.
Mas mulheres demasiadamente magras também devem corrigir o seu debilitado estado nutricional antes de uma gravidez, pois podem provocar um desenvolvimento fetal deficiente e um peso baixo ao feto.
Suplementação Nutricional Durante a Gravidez
Ácido fólico e ferro são componentes indispensáveis para uma gravidez saudável, para a mãe e para o bebê. Muitas vezes, necessitam ser suplementados, mas sempre por médico ou nutricionista, nunca por conta própria.
Durante a gravidez, há um aumento das necessidades nutricionais da mulher para a formação dos componentes da gestação, para o crescimento do feto e para formar as reservas que serão utilizadas, pela mãe e pelo bebê, durante todo esse período e durante a lactação.
O ideal é que a gestante aumente a ingestão de nutrientes por meio de uma alimentação saudável e balanceada. Esse aumento deve ser orientado sempre por nutricionista, porque de nada adianta aumentar a energia da dieta se esta não for acompanhadas de vitaminas e minerais essenciais a essa fase.
Devido ao aumento das necessidades de nutrientes nesse período, além de seguir um cardápio variado e rico em alimentos nutritivos, em muitos casos é necessária a utilização de suplementos, especialmente de ácido fólico e ferro, como uma forma de precaução contra possíveis deficiências que comumente ocorrem, afetando tanto a mãe como o bebê.
Ácido fólico, fundamental contra malformações
O ácido fólico é uma vitamina que atua na produção sangüínea e na produção das células, atividades que se intensificam neste período, e é fundamental para a formação do sistema nervoso do feto. A