trabalho
RESPOSTA: O pensamento positivista tem como centro a idéia de que o homem é produto do seu meio social. Por outro lado, a teoria evolucionista de Darwin tem como um de seus alicerces a hipótese da Seleção Natural: as espécies que existem hoje são aquelas que melhor se adaptaram ao meio ambiente em que viviam. E as espécies foram se diferenciando a partir da sobrevivência dos indivíduos mais aptos através das eras. Assim, tanto em um caso quanto no outro, o meio é o protagonista principal.
2. Como a ideia evolucionista da biologia transposta para as ciências sócias condicionou a visão dos europeus sobre as sociedades não-europeias com quais entraram em contato a partir do expansionismo imperialista?
RESPOS: A Pensavam que existiam sociedades mais evoluídas que outras, que eles eram raças superiores, em razão disso escravizavam os outros especialmente os negros, e isso era a superioridade europeia.
3.Quais os dois movimentos que Comte distinguia na sociedade? Como ele os relacionava?
RESPOSTA: Auguste Comte estabelecia distinção entre os fenômenos naturais e os fenômenos sociais. Comte usou da observação, da experimentação, da comparação, da classificação e da filiação histórica como método para a obtenção de dados reais, por isso teve o mérito de firmar que os fenômenos sociais podem ser percebidos como os outros fenômenos da natureza, ou seja, como obedecendo a leis gerais. Apesar disso Comte nega que a explicação destes dois fenômenos provenha de um só princípio.
4.Indentifique e discuta as características do pensamento positivista presentes neste texto:
“Todos os diversos meios gerais de exploração racional, aplicáveis ás investigações políticas, concorreram espontaneamente para estabelecer, de uma maneira igualmente decisiva, a inevitável tendência primitiva da humanidade e uma vida principalmente militar e seu destino final não irresistível a uma