DEPRESSÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO: POSSIBILIDADE DE RESPONSABILIZAÇÃO CIVIL DO EMPREGADOR.
Camilla Canuto Tanios
Thamires Santana Dantas de Cerqueira1
Sumário:1. Introdução; 2. Trabalho como doença ocupacional; 2.1Depressão no ambiente de trabalho; 2.2 Importância da saúde física e mental no ambiente de trabalho;3. Responsabilidade civil do empregador: analise sobre depressão no ambiente de trabalho; 4. Conclusão.
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo o estudo da depressão como doença do trabalho. Sendo a depressão uma patologia grave, cada vez mais recorrente no ambiente de trabalho é importante que se possa identificar e prevenir o surgimento desta. Assim se faz necessário analisar o papel e responsabilidade do empregador no surgimento dessadoença ocupacional.
PALAVRAS CHAVE
Depressão, Trabalho, Responsabilidade Civil.
1. INTRODUÇÃO:
Com a introdução de novos modelos de organização do trabalho, o ritmo trabalhista e as pressões impostas aos trabalhadores foram se tornando cada vez mais intensas. Os empregadores centraram-se no aumento da produtividade, introduzindo um controle mais severo aos trabalhadores. Assim o tema em questão se mostra de grande valia na medida em que se propõe a analisar a importância da saúde física e psicológica do trabalhador, tendo por enfoque a depressão no ambiente de trabalho. (CURVINA, 2012)
Seguindo esse raciocínio serão analisadas as normas de proteção aos trabalhadores, e medidas que devem ser tomadas pelos empregadores a fim de evitarem o surgimento de depressão no ambiente laboral. Dessa forma será analisada a caracterização da depressão como doença ocupacional e ainda a responsabilidade civil do empregador diante casos de depressão no ambiente de trabalho.
2. TRABALHO COMO DOENÇA OCUPACIONAL
“Doenças ocupacionais são as moléstias de evolução lenta e progressiva, originárias de causa igualmente gradativa e durável, vinculadas às condições de trabalho”(COSTA, p. 82). De