Atps De Nutrição Etapa 1
Apresentação
O metabolismo geral é o conjunto de todas as transformações químicas que ocorrem em um ser vivo. Estão incluídos as enzimas, hormônios e mediadores químicos da transmissão dos impulsos nervosos.
Em relação à nutrição, para manutenção de um metabolismo equilibrado, deverá o organismo obter continuamente os nutrientes, ou seja, substâncias fornecidas pelos alimentos e aos quais irão precisar ser consumidos em quantidades e variedades adequadas.
Os nutrientes dos alimentos ingeridos, são absorvidos e distribuídos para todos os tecidos e alguns nutrientes neste parâmetro são usados para a construção e a reparação da matéria viva. Muitos outros são desdobrados para uma liberação de energia às atividades vitais. Com isso pode se verificar que todo esse contexto de metabolismo e de nutrição são muito importantes para a vida da gestante.
A programação metabólica na gestação é muito importante para o conhecimento nutricional da gestante, pois é um período no qual, impõe necessidades nutricionais aumentada e a adequação da nutrição na gestação é muito primordial para a saúde da gestante e do seu futuro bebê.
Na gravidez, a inadequação da dieta é um problema de saúde pública, pois aumento o risco de baixo peso do bebê ao nascer, crescimento fetal inferior, defeitos do tubo neural, a inadequação causa a obesidade materna, pré-eclâmpsia, diabetes gestacionais e partos prematuros.
As mamães gestantes devem sempre consumir alimentação variada e de quantidades específicas, considerando assim as recomendações dos guias alimentares e as práticas culturais importantes para a gestação, com foco em atingir as necessidades energéticas e nutricionais e bem como também as recomendações do ganho de peso.
As exposições nutricionais e ambientais e bem como os padrões do crescimento do feto durante a vida intrauterina e nos primeiros anos da vida do bebê, podem ter efeitos muito importantes sobre as condições de saúde na vida adulta e são situações fatais em