Nutrição Humana 3
1.As fibras alimentares solúveis são utilizadas como nutrientes pela flora intestinal?
Polissacarídeos que produzem géis, alem de aumentarem a viscosidade do conteúdo estomacal provocam retardo no processo fisiológico de esvaziamento gástrico. No cólon, capta água, fixa cátions, dilui o conteúdo intestinal e é substrato para a microbiota presente no intestino. No intestino grosso, o ceco e o cólon ascendente são responsáveis pela fermentação anaerobia da fibra. Sabe‐se que alguns componentes da FA provocam mudanças morfológicas na mucosa do intestino por estimularem a proliferação celular. O cólon humano contem importante população de bactérias, sobretudo anaerobias e sacaroliticas, que atuam fermentando diferentes substratos.
2.Qual a importância da digestão das fibras alimentares no intestino grosso?
No intestino grosso, o ceco e o cólon ascendente são responsáveis pela fermentação anaerobia da fibra e o cólon descendente e o sigmóide, pelo armazenamento e continência do bolo fecal. Algumas fibras são parcialmente digeridas pelas bactérias e alguns desses produtos são absorvidos. A maioria das fibras passam pelo intestino grosso e é excretada como fezes; alguns minerais, gordura e colesterol juntam‐se ás fibras e também são excretadas.
3. As fibras alimentares diminuem a biodisponibilidade de minerais?
Um componente não classificado como fibra, porem encontrado freqüentemente com ela nos alimentos, é o acido fítico. Por causa dessa associação tão próxima, os pesquisadores não foram capazes de determinar se é a fibra, o acido fítico, ou ambos se ligam com minerais, mas o risco é minimo quando a ingestão de fibra é moderada e a ingestão de minerais é adequada.
4. Como as fibras alimentares solúveis e insolúveis se comportam em relação aos movimentos peristálticos?
As fibras insolúveis, tais como a celulose, aumentam a capacidade de retenção de água do material não digerido, levando aoaumento do volume fecal, ao