nutrição em enfermagem
Unidade 3
Atividade Colaborativa
Campinas
2014
Faculdade Anhanguera de Campinas
Unidade 3
Rosenildo Aparecido Rodrigues Correa
Atividade Colaborativa
Campinas
2014
1. INTRODUÇÃO
Dada a importância Nutricional para os pacientes acometidos por uma doença crônica, como no caso das neoplasias, o Enfermeiro deve ter atenção redobrada do que tange a avaliação deste paciente, bem como na sua anamnese, o IMC, a dificuldade deste paciente se alimentar, atentar para que se ofereça alimentos com nutrientes para promover uma melhor recuperação do quadro clinico deste.
Estes pacientes tem o estado nutricional comprometido devido as disfunções e alterações metabólicas, que pode ser gerada tanto pela própria enfermidade como o seu tratamento, fatores emocionais também contribuem para baixa auto estima e o paciente entra num estado depressivo. (MENDES et al.,2006; ARGILIES, 2005)
2. OBJETIVO
Desenvolver uma abordagem voltada para uma equipe multidisciplinar, onde se nota que o estado nutricional do paciente, pode atuar como uma verdadeira ajuda pra sua recuperação, ou então ser um motivo de preocupação para estes profissionais, sabendo que se o paciente não possui um estado nutricional adequado, os níveis de nutrientes e seu metabolismo ficam comprometidos.
Ainda ver o papel do enfermeiro com uma peça de grande valor na equipe de nutrição, desenvolvendo trabalhos e prevenindo a desnutrição dos pacientes, auxiliando como opiniões na importante fase de recuperação dos pacientes desnutridos ou com uma doença que acometeu seu modo e qualidade de vida. ( Rev. Latino-Am. Enfermagem vol.15 no.6 Ribeirão Preto Nov./Dec. 2007)
3. MATERIAL E MÉTODO
Para a obtenção do objetivo proposto neste estudo, foi selecionada, como método de pesquisa, textos congruentes ao assunto, onde mostra qual importância da nutrição para os pacientes com doenças crônicas. Utilizado artigos científicos, revistas e sites relacionados.
4.