ARTIGO SOBRE AS NOVIDADES DO HTML 5
Autores:
Marcos Martins
Anderson Filipe
Elias Sales
Resumo
Surgido a partir de um consórcio entre a W3C (World Wide Web Consortium) e a WHATWG (Web Hypertext Application Technology Working Group), o HTML5 será o novo padrão para a estruturação e apresentação de conteúdo na Word Wide Web trazendo melhorias significativas com novas funcionalidades de semântica e acessibilidade, além de melhorar o suporte aos mais recentes conteúdo multimídias.
As principais mudanças que a nova versão proporcionará aos usuários são: Melhor tratamento de exceção, mais tags para substituir scripts, independência de plataforma e redução da necessidade de plugins externos.
INTRODUÇÃO
O HiperText Markup Language ou simplesmente HTML, continua trazendo grandes contribuições para o advento da internet, pois é o tipo de conteúdo que mais trafega pela rede mundial de computadores. Apesar da enorme importância para o mundo da informação o HTML estancou na versão 4.0.1 desde 1999 e não acompanhou as dinâmicas mudanças que ocorreram nos últimos anos e para atender as necessidades careceu utilizar plugins externos como o flash player e outros. Mas felizmente, isso são coisas do passado, pois a W3C (World Wide Web Consortium) e a WHATWG (Web Hypertext Application Technology Working Group) disponibilizaram uma versão de teste que provavelmente será a nova cara do HTML. Esse artigo mostra as novas características dessa versão que, inclusive, já tem suporte para algumas funcionalidades nos mais conceituados navegadores e brevemente será oficializado por definitivo como o HTML 5.
DESENVOLVIMENTO
A web está profundamente ligada à nossa vida cotidiana. Com bilhões de dispositivos fixos e móveis conectados por toda a superfície do globo, ela tem permitido acesso rápido a informações, utilização de serviços de compra e venda, pagamentos, educação à distância, entre incontáveis outras atividades. Para que tudo isso seja possível, especialistas