Nutrição da Gestante
Você está gerando uma vida.Portanto, se até hoje prestou mais atenção a tabela de calorias do queao alimento que está ingerindo propiamente dito, pense seriamente em inverter esses valores. Tão importante quanto o ganho de peso é a qualidade nutricional do peso que você irá ganhar. Isso porque durante a gestação há um aumento das necessidades de vários nutrientes, necessários para a formação dos componentes da gestação, para o crescimento do feto e para criar as reservas que serão utilizadas durante todo este período e a lactação. A deficiência de algum nutriente pode afectar o crescimento e o desenvolvimento do bebê, assim como minar as reservas da mãe. Por outro lado, a sua ingestão excessiva também pode ser prejudicial. Por isso, o equilíbrio é importante.
Para as gravidas, há um aumento de 300 calorias diárias, durante o segundo e o terceiro trimestre de gravidez. Isso corresponde a 1 copo de leite 1 fatia de pão integral ou 1 iogurte e 1 xícara de salada de frutas ou 1 copo de suco de fruta 1 fatia de pão integra com queijo. O ganho de peso correto protege a mãe e traz um crescimento adequado ao bebê. De forma simplificada, considera-se que as gestantes de baixo peso ganhem em torno de 15 kg;as de peso adequado, entre 10 a 12 ; e as com sobrepeso ou obesas, entre 6 e 7 kg.
A gestação de gémeos leva ao aumento de 15 a 20 kg. Quando uma gravida aumenta muito de peso,a saúde da dupla mãe-filho entra em perigo. Cada caso deve ser individualizado. Porém, é clássico o conceito deque um futura mãenão deve engordar muito mais que doze quilos no seu período gestacional. Na gestante, o excesso de peso aumenta os riscos de diabetes, hipertensão, pré-eclampsia, além de inúmeras outras complicações obstétricas.
DENSEVOLVIMENTO
ALIMENTOS ENERGETICOS: são aqueles que fornecem energia para todos os processos (digestão e absorção dos alimentos, sono etc.) e para os exercícios (andar trabalhar e brincar), realizados pelo corpo.