fundamentos de economia- resumo capitulo IV
1-FUNDAMENTOS DA ANÁLISE MICROECONÔMICA
1.1- A hipótese coeteris paribus
Para analisar um mercado específico, a Microeconomia se vale da hipótese de que tudo o mais permanece constante. O foco de estudo dirige-se apenas àquele mercado, analisando o papel que a oferta e a demanda nele exercem. Torna-se possível o estudo de determinado mercado, selecionando apenas as variáveis que influenciam os agentes econômicos, independente de outros fatores.
1.2- Preços relativos
Na análise microeconômica, são mais relevantes os preços relativos, isto é, os preços de um bem em relação aos demais, do que s preços absolutos (isolados) das mercadorias.
1.3- Objetivos da empresa
A análise tradicional supõe o princípio da racionalidade, segundo o qual o empresário busca a maximização do lucro total, otimizando a utilização dos recursos que dispõe. As correntes alternativas consideram que o objetivo do empresário não seria a maximização do lucro, mas fatores como o aumento da participação nas vendas do mercado.
2- APLICAÇÕES DA ANÁLISE MICROECONÔMICA
A análise microeconômica, ou teoria dos preços, como parte da ciência econômica, preocupa-se em explicar como se determina o preço dos bens e serviços, bem como dos fatores de produção. Ela representa uma ferramenta útil para estabelecer políticas e estratégias, tanto para empresas (subsidiando decisões como a política de preços da empresa; as previsões de demanda e faturamento; previsões de custos de produção; política de propaganda e publicidade etc.) como para políticas econômicas (contribuindo poara a tomada de decisões de questões como a avaliação de projetos de investimento público; controle de preços; política salarial etc.).
3- DIVISÃO DO ESTUDO MICROECONOMICO
3.1- Análise da demanda
A teoria da oferta da demanda ou procura de uma mercadoria ou serviço divide-se me teoria do consumidor e teoria da demanda de mercado.
3.2- Análise da oferta
A teoria da oferta de um bem subdivide-se em