ESCOLAR
LEIA O TEXTO ‘INDIVIDUALISTA, EU?”
RESPONSA AS QUESTÕES ABAIXO E AS ENVIE PELO APRENDER-UNOESTE 1. A autora afirma que o individualismo é contraditório e apresenta dois sentidos. O que ela quer dizer? Dê exemplos dos dois sentidos por ela indicados.
2. “O individualismo é produto de nosso tempo”. “Somos culturalmente condicionados”. Explique o que Pereira quer dizer. Ela tem razão?
3. O que significa dizer que o individualismo é culturalmente provocado e politicamente conveniente? Você concorda com essa ideia? Argumente.
4. Indique e reflita criticamente sobre os fatores históricos geradores do individualismo.
5. Discuta o conceito de liberdade e autonomia prevalentes hoje em relação aos tempos antigos, em que “era livre quem não era escravo” e “a liberdade era um status, não se conhecia a ideia de um direito subjetivo”.
6. Apresente as teses de Yolanda G. G. MUÑOZ, Soren A. KIERKEGAARD e F. NIETZSCHE sobre o individualismo/ coletivismo.
7. Comente sobre as consequências da CULTURA DO EU e reflita sobre a solução e as dificuldades para superá-la, segundo a visão de Ramos.
8. Comente sobre as consequências da MORTE DO ESPAÇO PÚBLICO e a inserção da internet na vida público-privada. Levante questões a respeito.
2. No texto, o produto de nosso tempo relaciona-se com o tempo atual, o que estamos vivendo hoje, assim como o coletivismo predominou em outras épocas, a “modinha” atual é o individualismo. Na época de hoje está cada vez mais normal ser individualista, as pessoas passam mais tempo em casa do que nas praças públicas, se socializando pouco com as pessoas, apenas por redes sociais; até quem não é assim acaba sendo motivado a viver sem se importar com os outros e com o mundo em que vivemos.
3. Nossa noção de indivíduo é politicamente conveniente, porque para os governos é mais fácil que cada um cuide de si e não participe da vida comum. Eu concordo com o que o texto diz, mas não com