Nutriçaõ Esportiva
Problema: Quando vai se lidar com praticantes de exercícios físicos que não são atletas;
O mercado de trabalho atual apresenta grande procura por profissionais que atuem na área de esporte, principalmente pelas crescentes exigências na busca pela perfeita forma física. Vale lembrar ainda, que o Brasil tem expandido consideravelmente sua atuação no esporte mundial, o que condiciona uma demanda ainda maior de profissionais.
A grande maioria das recomendações e estudos existentes atualmente são feitos com e para atletas de elite. Mas grande parte dos profissionais atuam com pessoas que praticam exercícios por lazer, forma física e saúde, sem objetivos competitivos e de performance e aí, faltam recomendações.
Nosso maior desafio é mostrar que a área de nutrição em academias também tem seu valor, e que, aliás, atinge muito mais praticantes do que a nutrição esportiva voltada a atletas de elite. Conquistar seu espaço significa acreditar e demonstrar que, mesmo sem todo o suporte e a projeção dada pela mídia para um nutricionista que faz parte de um time esportivo de ponta, é no dia-a-dia na academia, nos clubes e nos consultórios que estamos mais perto dos alunos e podemos atuar de maneira significativa.
Nesta área, a carga horária é um pouco maior, o calendário de trabalho geralmente fica por conta dos atletas principalmente vinculados a clubes esportivos. Avaliando pelo aspecto financeiro, encontra-se em situação de transição, do razoável ao bom. É um campo novo, em fase de aperfeiçoamento, mas ainda sim existe uma grande procura por profissionais.
Seja na nutrição esportiva, ou em qualquer outro campo, é imprescindível que aja principalmente por parte do profissional, incessante disposição e bom humor para enfrentar as dificuldades que venham a acontecer. Inclusive identificar-se com seu espaço é ainda mais importante na constante aquisição de conhecimentos e principalmente em sua excelência de atuação.
REFERÊNCIAS