nutriçao
A descrição das práticas alimentares adotadas atualmente na adolescência tem correspondido a dietas ricas em gorduras, açúcares e sódio, com pequena participação de frutas e hortaliças. Este quadro está relacionado à manifestação cada vez mais precoce de doenças crônicas entre os adolescentes, como a obesidade e o diabetes, o que envolve um grande impacto em saúde pública. Nesse sentido, é fortemente estimulado o desenvolvimento de estratégias de intervenção nutricional, inseridas no campo da educação em saúde, como uma perspectiva para o controle do problema nessa fase da vida.
De acordo com Toral, Conti e Slater (2009) “as pessoas com excesso de peso, apresenta um conhecimento deficiente sobre os aspectos nutricionais da dieta e as recomendações alimentares atuais, o que frequentemente constitui um erro”. Ou seja, há uma falta de interesse e informação sobre os benefícios que uma dieta saudável pode trazer para sim mesmo. Ainda conforme as autoras “Apesar da crescente epidemia de obesidade em nível mundial, as noções básicas sobre o conceito de uma alimentação saudável são bem difundidas na população”.
Podemos citar como alimentos saudáveis algumas frutas que foram usadas como exemplo no projeto aplicado no CRAS. O mamão, manga, caju, laranja, uva e maçã. Todas elas ricas em vitaminas e que fazem parte de uma dieta saudável. O mamão, por exemplo, é uma fruta excelente para a saúde. Em geral, ela é conhecida apenas por sua capacidade de ser benéfica para o intestino. Além disso, ele é bom para reduzir o colesterol, melhora a saúde óssea, contra doenças cardíacas, entre outros. Já a manga, é uma fruta rica em uma variedade de fitoquímicos e nutrientes, a polpa da manga é rica em prebióticos, fibras alimentares, vitamina C, polifenóis, carotenóides e provitamina A. Além disto, a fruta tem muitas propriedades benéficas para saúde, tais como: ajuda a purificar o sangue, diurético, combate a bronquite, tem efeito expectorante e combate a acidez